Soluções em Contabilidade,
Administração e Advocacia!

Quero conhecer mais Quero abrir minha empresa

IPTU/Porto Alegre: Prefeitura atualiza procedimentos para solicitação do IPTU Ecológico

A Prefeitura de Porto Alegre atualizou os procedimentos para solicitação do IPTU Ecológio, benefício fiscal concedido a imóveis com áreas de interesse ambiental. A mudança busca dar mais eficiência, segurança jurídica e agilidade à análise dos pedidos.

Desde 3 de fevereiro, os contribuintes interessados devem protocolar, junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), o pedido de emissão do Termo de Compromisso Ambiental Fiscal (TCAF). A solicitação é feita pelo Portal de Licenciamento.

O novo sistema foi desenvolvido pela Procempa, com apoio técnico da Smamus e da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). Para solicitar o TCAF, é necessário apresentar a planta de localização do imóvel ou levantamento planimétrico — preferencialmente com coordenadas referidas ao Sistema Cartográfico Municipal —, além da certidão negativa de débitos municipais de todos os proprietários.

Após a emissão, o TCAF deve ser averbado na matrícula do imóvel. Somente depois dessa etapa o contribuinte poderá solicitar a isenção do IPTU junto à SMF, pelo Portal de Serviços, anexando o TCAF averbado. Não houve mudança no atendimento da SMF, apenas na documentação exigida. Pedidos protocolados até 25 de janeiro seguem o procedimento anterior.

Benefício – O benefício é concedido a imóveis com área de interesse ambiental reconhecida por meio do TCAF. Previsto no Decreto nº 16.500/2009, o incentivo concede desconto proporcional à área preservada e pode chegar a 100% de isenção quando todo o imóvel se enquadra no critério, como em Áreas de Preservação Permanente (APPs) ou áreas de proteção do entorno de Unidades de Conservação (UCs).

IPTU Sustentável - O município também conta com o IPTU Sustentável, instituído pelo Decreto nº 23.226/2025, que concede incentivo tributário com base em critérios de sustentabilidade para empreendimentos. Já o IPTU Ecológico teve a regulamentação atualizada pelo Decreto nº 23.635/2026, que disciplina a concessão do benefício para áreas de interesse ambiental.


Compartilhar


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal

Atendimento

Departamento Fiscal

Departamento Fiscal

Atendimento

Departamento Contábil

Departamento Contábil

Atendimento

Willy Contábil

Willy Contábil

Atendimento

WhatsApp